Vote no curta para o
Troféu NOIA Engajamento
Visite o canal do NOIA e curta este vídeo
créditos
Direção
Victor Emanuel Borges & Maria Tamires
Roteiro
Victor Emanuel Borges & Maria Tamires
Fotografia
Eloi de Oliveira Andrade & Guilherme Tani
Arte
Clara Belmino & Márcio Primo
Montagem
Eloi de Oliveira Andrade, Guilherme Tani & Maria Tamires
Produção
Helen Désireé
Som
Débora Morais
Elenco
Murillo Ramos, Annalies Borges & Hadassa de Castro
bio da direção
sinopse
Receosos pela opressão crescente diante do cenário da ditadura militar, Marlene e Hélio se agarram à esperança de encontrar um abrigo em uma residência abandonada, no interior do estado do Ceará. À medida que vão se estabelecendo neste casarão, Délia, a filha do casal, encontra uma estátua da deusa Ártemis e toda a família passa a ser envolvida pela presença intrigante da figura, principalmente Hélio, que desenvolve uma relação perturbadora com ela e, aos poucos, passa a não reconhecer a si mesmo.
Ártemis
especificações
Projeto Original
Ártemis
Gêneros
Ficção
Duração
17'45''
Formato
Digital
Dimensão
16:9
Cor
Colorido
Estado, País/Língua
Ceará, Brasil/Português
Escola/Universidade
Universidade Federal do Ceará
Maria Tamires é estudante de graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como monitora remunerada das Disciplinas de Roteiro para Cinema e Audiovisual, pelo Programa de Iniciação à Docência, sob orientação do Prof. Marcelo Dídimo Souza Vieira. Dedica-se principalmente aos gêneros de horror, suspense e comédia de humor situacional. Em junho de 2022, roteirizou o curta “Prenúncio”, que foi exibido na mostra interna do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, "Percursos", e ganhou o prêmio de Melhor Montagem no Festival de Cinema Escolar de Alvorada. Logo após, junto de Victor Emanuel Borges, co-roteirizou e co-dirigiu o curta universitário de suspense “Ártemis”, baseado na ópera homônima de Alberto Nepomuceno, grande compositor cearense. Além de trabalhar como roteirista no núcleo de comédia na sala de roteiro da áudio-série de tokusatsu que foi finalista do programa Sound Up do Spotify, “Baía Vermelha".
Victor Emanuel Borges é estudante de graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fascinado pela escrita, Victor roteiriza e produz filmes de gênero. Em 2022, foi diretor de produção e diretor de arte no curta-metragem “Prenúncio”, que foi exibido na mostra interna do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, "Percursos", e ganhou o prêmio de Melhor Montagem no Festival de Cinema Escolar de Alvorada. Em seguida, junto de Maria Tamires, co-roteirizou e co-dirigiu o curta “Ártemis”, um suspense baseado em uma ópera de Alberto Nepomuceno, importante compositor cearense, selecionado para a VI Mostra Universitária do Festival de Cinema de Gramado. Atualmente, atua como Produtor Executivo na Audio-série vencedora do programa Sound Up 2022/23 do Spotify “Baía Vermelha”.