top of page
capa.png

Festival

​Nossa História

O NOIA é um festival universitário que nasceu em uma universidade pública brasileira, por iniciativa de estudantes que desejavam produzir seus filmes e encontrar espaços de exibição. Tudo começou em 2002 e tanto a Cultura quanto a Educação no Brasil estavam em um momento bem diferente de agora. O evento acompanhou essa transformação: acertou, errou, aprendeu, aprofundou reflexões e segue uma trajetória marcada pelo crescimento e pela construção de relevância. 

 

Nesta 22ª edição do NOIA, iniciamos uma etapa que revela um pouco desta transformação: além da nova identidade visual, vamos estreitar nossa relação com a cidade de Fortaleza. Valorizamos os diálogos nacionais e internacionais que sempre tivemos, mas nossa história se constroi neste território. E é daqui que ela parte para outros lugares, nas itinerâncias e programas paralelos de circulação. Nosso recorte são as produções universitárias, mas o nosso público é composto não apenas por estudantes e professores. Tem interessados em Cinema, profissionais de diferentes áreas, pesquisadores, famílias. Quem mora ou estiver de passagem em Fortaleza encontrará no NOIA excelentes filmes, conversas interessantes, encontros diversos, momentos de lazer e aprendizado.

 

Para começar nosso caminho em 2024, abrimos as inscrições para recebimento de filmes brasileiros e internacionais, realizados por universitários e estudantes de cursos de extensão. É um processo bem simplificado, gratuito e o regulamento está aqui. As inscrições vão até 17 de maio. 

 

O evento vai acontecer de 13 a 17 de agosto, no Cinema do Dragão do Mar e no Centro Cultural Banco do Nordeste. Se inscreva, divulgue e participe do NOIA. Já temos mais de 20 anos de histórias no passado e um presente que é construído pela soma das contribuições de todos nós.

 

A 22ª edição do Festival NOIA é realizada pela PROPONO Consultoria Cultural e Ministério da Cultura via Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Este projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A promoção é do Canal FDR, Jornal O Povo, Fundação Demócrito Rocha, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura.

 

DATAS

  • Inscrições para filmes universitários: até 17 de maio

  • Resultado da seleção de filmes universitários: 28 de junho

  • Inscrições das oficinas: 01 a 09 de agosto

  • Evento: 13 a 17 de agosto

 

PROGRAMAÇÃO

Mostra Brasileira de Cinema Universitário

Mostra Cearense de Cinema Universitário 

Mostra Internacional de Cinema Universitário

Mostra de um longa-metragem homenageado

Mostra NOIA Kids com Acessibilidade

Mostra de Linguagens Artísticas Diversas

Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário

Debates pós sessões

Vivências Artísticas

Cerimônia de Premiação

bottom of page