Ministério da Cultura e Enel apresentam a 17º edição do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário,que conta com 64 atrações entre curtas-metragens, grupos musicais e trabalhos fotográficos realizados no ambiente acadêmico. A programação acontece gratuitamente de 11 a 16 de outubro de 2018, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE). Além da Mostra Brasileira de Curtas, a Mostra Ceará de Cinema, a Mostra Cearense de Fotografia e a Mostra Cearense de Bandas, acontecem também o Seminário do Audiovisual Universitário, o Fórum do Audiovisual Universitário, 4 oficinas, Videomapping, as Mostras dos Homenageados, a Mostra Kids e a Mostra Internacional Equinoxio. Todas as ações do Festival NOIA são gratuitas e abertas a todos os públicos.

A comissão de curadoria das Mostras Brasileira e Cearense de Cinema Universitário selecionou 21 curtas-metragens de 11 estados brasileiros para a mostra nacional e outras 10 obras para a mostra cearense. Os filmes concorrem ao Troféu NOIA nas categorias: melhor curta-metragem (júri oficial, júri popular,júri da crítica e júri da TV), direção, roteiro, montagem, som, música,fotografia, direção de arte, figurino, maquiagem, atriz, ator e elenco. A Mostra Cearense premiará o melhor filme de acordo com o voto popular.

A competição de Bandas Cearenses contará com shows de nove grupos locais. Os vencedores serão escolhidos por voto popular e pelo júri oficial. O Troféu NOIA será concedido nas categorias: melhor banda (júri oficial e júri popular) e melhor música autoral (júri oficial).

Já a curadoria da Mostra Cearense de Fotografia Universitária selecionou fotografias que serão divididas nas categorias individual, com sete trabalhos, e série, com três trabalhos.
O júri avaliará as obras selecionadas e concederá o Troféu NOIA, durante cerimônia de encerramento.

Em tempos de retrocesso no acesso à Educação Superior é importante valorizamos todos os espaços de expressão e voz dos que são a universidade brasileira. Um Festival de Cinema Universitário é lugar de fruição artística e de resistência e, por isso, celebramos a continuidade do NOIA. São 17 anos ininterruptos de desafios vencidos e de motivos para celebrar: desde 2002 abrimos nossas portas para que as produções artísticas de universitários de todos os estados brasileiros encontrem um público interessado e atento.

Temos orgulho da história do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, bem como de todos os profissionais que formaram nossas equipes ao longo desses anos. Somos gratos pelas contribuições e por tudo que cada uma dessas pessoas deixou nesse evento múltiplo - forjado no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, mas construído por centenas de mãos. Somos gratos por todos os universitários que exibiram seus filmes, fotografias e músicas nos anos de NOIA e temos consciência que esse Festival também é de vocês. Para o público das nossas mostras, oficinas, seminários, fóruns e atividades paralelas, ficamos felizes em dividir com vocês o amor pela arte e a curiosidade pelo que pulsa nos espaços acadêmicos brasileiros. Por último, registramos que a nossa existência - desde o começo até hoje, só foi possível pelas parcerias das instituições e empresas que se juntaram a esse sonho e a essa causa.

Os motivos para agradecer se multiplicam ano após ano e venho aqui registrar a alegria e o orgulho em sermos um Festival de Audiovisual Universitário nesse país. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na capital cearense, vão circular universitários de várias cidades, de diversos cursos, com seus filmes, fotografias e bandas, numa interação que só quem se junta a nós experimenta. Venham ser parte dessa história!

Paulo Benevides
Diretor

O 17º NOIA é apresentado pelo Ministério da Cultura e Enel, com realização da PROPONO Consultoria Executiva, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult/CE) via Mecenas Estadual (Lei Nº 13.811/2006), patrocínio da Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultural (MinC) via Fundo Nacional de Cultura e Lei Rouanet, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), do Fundo Setorial do Audiovisual e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, promoção da Rádio Beach Park, com apoio cultural da Enel (Companhia Energética do Ceará – Coelce), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 1Bando, VAAC, Karthaz Cultura, Grupo Manga, Imprensa Mahon, Canal Curta, Canal Brasil, TV O Povo, TV Jangadeiro, TVC, Fórum Cearense de Animação, Festival Universitário Equinoxio (Universidade Nacional da Colômbia) e Porto Iracema das Artes.

Equipe

Direção Paulo Benevides - Produção Lu Lima - Comunicação Karthaz Cultura - Marketing Grupo Manga - Assessoria de Imprensa Diego Benevides - Assistência de Direção Virna Paz - Assessoria Executiva Monique Souza Coordenação de Produção Rhaissa Lima - Coordenação de Projeção André Matos - Coordenação de Exibição e Debates Cesar Teixeira - Coordenação de Cobertura Clara Capelo - Coordenação de Mapping e Edição Vitor Grilo - Video Mapping Valentino Kmentt - Light Design Fellipe Hollanda - Apresentação Cerimonial Tep Rodrigues - Cenografia Marcos Alexandre - Cenotécnica Júnior Jacaré - Sinalização Eduardo DiCaprio - Instalações Artísticas Cícero Sérgio, Jorge Luiz, Kelson Teles, Manoel Braz

Sponsors

Address

stay in touch

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Subscribe for free resources
& news updates.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form