O Ministério da Cultura e Enel apresentam a 17º edição do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, que acontece gratuitamente de 11 a 16 de outubro de 2018 em Fortaleza (CE). Além da tradicional mostra de curtas-metragens brasileiros, a edição traz as mostras competitivas de fotografia e bandas universitárias cearenses. Estudantes podem inscrever seus trabalhos de 25 de junho a 24 de agosto de 2018 via regulamento e ficha de inscrição disponíveis neste site.

Mostras de Cinema

Para participar da Mostra Brasileira de Cinema Universitário e da Mostra Ceará de Cinema Universitário, os filmes precisam ter duração máxima de 25 minutos, com data de realização entre janeiro de 2017 e agosto de 2018. Podem se inscrever curtas de ficção, documentário, animação ou experimental produzidos por realizadores brasileiros regularmente matriculados em instituições de ensino acadêmicas ou técnicas das redes públicas ou privadas. Cada diretor pode submeter até dois filmes para a seleção.

Mostra de Fotografia

Com tema livre, a Mostra Cearense de Fotografia Universitária pretende incentivar a preservação das imagens do cotidiano e valorizar o potencial artístico dos alunos inscritos. Podem participar trabalhos produzidos apenas no Ceará entre janeiro a agosto de 2018, cujo responsável, independentemente de sua nacionalidade, resida e estude no Ceará na época da produção da foto.

Mostra de Bandas

Para a Mostra Cearense de Bandas Universitárias, podem participar bandas universitárias de qualquer estilo musical, que tenham em sua formação, pelo menos, 2 (dois) integrantes universitários. Cada banda deverá inscrever, no mínimo, quatro músicas originais (criação individual ou coletiva, independente do estilo musical, em qualquer idioma), sendo o restante do repertório de livre escolha. A soma total do repertório, apresentado no ato da inscrição, não pode ultrapassar o tempo limite de 25 minutos.

Programação Paralela

A programação também contará com oficinas, debates, seminários, feira acadêmica, vídeo mapping e interferências artísticas, continuando a trilhar outros caminhos com a mescla de linguagens artísticas que unificam com o audiovisual. Também estaremos em diálogo direto com as universidades brasileiras, incentivando a participação das instituições e dos próprios alunos nas mostras e nas ações paralelas, como o Seminário e Fórum do Audiovisual Universitário, Pitchings com emissoras de televisão e produtoras, Feira Acadêmica das Artes, Sessão NOIA Kids, Sessão Acesso NOIA e Mostra Paralela Internacional de Curtas-metragens.

O 17º NOIA é apresentado pelo Ministério da Cultura e Enel, com realização da PROPONO Consultoria Executiva, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult/CE) via Mecenas Estadual (Lei Nº 13.811/2006), patrocínio da Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultural (MinC) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine), apoio cultural da Enel (Companhia Energética do Ceará – Coelce), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 1Bando, VAAC, Karthaz Cultura e Grupo Manga.