16º Festival NOIA

Homenagem

Joe Pimentel

Fotógrafo, diretor de filmes e vídeos, Joe Pimentel, cearense, 55, iniciou sua carreira na década de 80 realizando filmes em Super-8 tais como Face Concreta da Memória e Muriçoca (sobre a vida do antológico funcionário do Teatro José de Alencar).

Participou como Operador de Câmera, Fotógrafo e Assistente de Direção de diversas produções rodadas no Ceará, tais como Luzia Homem, Sertão das Memórias, Um Cotidiano Perdido no Tempo, entre outros. Em 2001 dirigiu o curta-metragem em 35mm Retrato Pintado, sendo premiado em festivais nacionais e internacionais. Em parceria com Tibico Brasil realizou em 2005 o filme Canoa Veloz. Em 2006 dirigiu o filme premiado nacionalmente Câmara Viajante.

Co-dirigiu em 2007/2008, ao lado de Glauber Filho, o longa-metragem Bezerra de Menezes - O Diário de Espírito. Em 2008 realizou com Armando Praça, o curta-metragem Invenção do Sertão. Em 2010 filma o longa Homens com Cheiro de Flor, e em 2012 produz o documentário Damas da Liberdade em parceria com Célia Gurgel.
Desde o ano de 2003 dirige a Trio Filmes Produções Artísticas Ltda, onde atua em projetos culturais e no mercado publicitário como diretor. Atua também desde 1999 como Professor no curso de Cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará.

Exibição Especial

Homens com Cheiro de Flor

Ficção, 90’, Fortaleza/CE, 2011

O filme transita em torno da história de vida de três pistoleiros. Deodato, que deseja abandonar o ofício; Zé Galego, que ao matar a bezerra de uma fazendeira acaba casualmente, se envolvendo com a pistolagem, e Custódio, que deixa de ser policial para se transformar em pistoleiro. No entrecruzamento da vida desses três personagens se revela a antropologia da pistolagem: crenças, costumes, lendas, desejos e valores.

Diretor: Joe Pimentel
Roteiro: Emmanuel Nogueira
Empresa Produtora: Trio Filmes
Elenco/Entrevistados: Aury Porto, Carri Costa, Demick Rocha, Guilherme Tortólio, Joca Andrade, Joelson Medeiros, Simone Iliescu e Zé Carlos Machado.
Produção: Isabela Veras e Dora Freitas 
Direção de Produção: Willa Lima
Fotografia: Antonio Luiz Mendes 
Montagem: Joe Pimentel, Charles Northrup e Manga Campion
Som:  Érico Paiva (Sapão)
Som direto: Danilo Carvalho  
Música: Ronaldo Pessoa
Direção de arte: Diogo Costa
Empresa Produtora: Trio Filmes e Lumiar Comunicação