Prática de Guitarra

Alex  Ramon

Conteúdo: Aspectos históricos e técnicos da guitarra elétrica. Relaxamento e Postura. Técnicas de execução. Uso da palheta, dedos e Técnica Híbrida. Sonoridade. Extensões e inversões dos acordes. Arpejos e escalas musicais. Grades e progressões harmônicas. Introdução à improvisação. Repertório.

Objetivo (Ementa): Proporcionar um conhecimento de forma ampla sobre a guitarra elétrica como um instrumento universal, sendo abordados aspectos históricos, técnicos e a diversidade sonora do instrumento.

Facilitador - Alex  Ramon: É guitarrista e violonista nascido em Orós-Ce. Radicado em Fortaleza, atua como produtor e diretor musical ao lado de artistas de várias gerações da música popular cearense. Mona Gadelha, Edmar Gonçalves, Jord Guedes e Khalil Gibran são alguns dos nomes com quem já trabalhou. Desde 2012, dirige os shows e gravações da cantora Lidia Maria, tendo participado como arranjador e músico do seu CD Alma Leve lançado em 2013. Recentemente fez a direção musical do DVD de Evaristo Filho; do projeto Alencarinas em homenagem às cantoras e compositoras do estado; e do show “Elas Cantam Fortaleza” com uma banda exclusivamente feminina tocando o repertório do Pessoal do Ceará.  Ramon estuda música desde a infância e atualmente é aluno do curso de música da Universidade Estadual do Ceará. Já foi professor de violão da Fundação Raimundo Fagner e do Instituto Hulda Laje.

Alex  Ramon

Data: 23 a 25 de novembro 
Horário: 14 às 17h 
Local: Galerias - Caixa Cultural
Nº Selecionados: 10 alunos
Confira a lista de selecionados

Marketing Cultural

Pascal Claeys

Conteúdo:
- Introdução: Comunicação Integrada de Marketing
- Estratégias, meios e veículos: escolhas para atrair patrocinadores e público.
- Briefing, pitch e campanha: Elaboração do plano de comunicação integrada de marketing
- Impressão: o fundamento para a sua comunicação visual.
- Website: a sua âncora na internet.
- Redes Sociais: Táticas que proporcionam tráfego para seu website. ·       - Lançamento: Juntando as peças, como gerar ansiedade.

Objetivo: Comunicação Integrada de Marketing para Eventos e Equipamentos Culturais: A oficina é dividida em 5 aulas e engloba teorias, dinâmicas e debates em torno de comunicação integrada de marketing (CIM). Trata das estratégias, táticas e ações para atrair e comunicar com o público alvo de eventos e equipamentos culturais. Serão abordados os temas fundamentais da comunicação integrada de marketing, seguindo o processo lógico na execução de uma campanha bem sucedida (Criação, Impressão, Website, Redes Sociais).

Facilitador - Pascal Claeys: Graduado em Teatro na Kleine Academie de Bruxelas, é Mestre em Economia Aplicada na Vrije Universiteit de Bruxelas e Pós-Graduado em Gerenciamento de Mudanças Organizacionais pela Vrije Universiteit de Amsterdam. Ao longo dos anos, produziu eventos, foi ator e DJ. Antes de vir para o Brasil, trabalhou como gerente de conhecimento no jornal Het Financieele Dagblad em Amsterdam e como gerente sênior de marketing na respeitada Deloitte Holanda. No Brasil é proprietário do Studio Karthaz Cultura e professor de marketing e gerenciamento de projetos.

Pascal Claeys

Data: 23 a 25 de novembro 
Horário: 14 às 17h 
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Nº Selecionados: 32 alunos
Confira a lista de selecionados

Iniciação à Fotografia

Igor Grazianno

Conteúdo: Realidade x Realidades; Conceito de Recorte Fotográfico; Formação da imagem na câmara obscura; Partes e Funcionamento Básico da Câmara Fotográfica; Balanço de Branco e a Luz Branca; Fotometria e a relação entre sensibilidade, obturador e diafragma; Medição de luz; Fotografia Digital x Fotografia Analógica; Considerações sobre os usos e aplicações de lentes/objetivas; Noções básicas de composição.   

Objetivo (Ementa): Apresentar noções básicas de fotografia, explorando a relação entre técnica e conceito, possibilitando aos participantes o entendimento e o aprimoramento dentro do universo das imagens mediadas pela câmera fotográfica.

Facilitador - Igor Grazianno: Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (UFC) e especializado em Audiovisual em Meios Eletrônicos (UFC). Foi aluno e professor de Fotografia na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Ministra cursos para instituições públicas e privadas como Travessa da Imagem, Porto Iracema das Artes, Tapera das Artes, oferecendo possibilidades de treinamento técnico e ampliação da percepção visual em diversos segmentos das imagens. Atua também como projetista, oferecendo consultorias em projetos culturais. Como videoasta, escreveu e dirigiu sua primeira ficção, Ladainha (2015), abordando a mitologia das religiões brasileiras dentro do universo da Capoeira.

Igor Grazianno

Data: 23 a 25 de novembro 
Horário: 14 às 17h 
Local: Caixa Cultural Fortaleza
Nº inscritos: até 20 alunos
Confira a lista de selecionados

Sponsors